segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Conheça o segredo da cozinha das bruxas.



Patas de aranha! Moscas mortas! Besouros secos! Todos esses nomes assustadores que as bruxas falam quando fazem suas poções mágicas, são, na verdade, apenas códigos criados para manter em sigilo os ingredientes de suas receitas. Há muito tempo, o conhecimento era privilégio de poucos e tudo era rigorosamente controlado, inclusive as receitas. Saber usar ervas e plantas naquela época era considerado “coisa das trevas”.

Muitas mulheres que não respeitavam as normas e usavam ervas e plantas com fins medicinais, acabaram mortas em fogueiras. Assim surgiu a bruxa, uma mulher maligna cheia de feitiçaria.

Quando pensamos em bruxa, logo imaginamos aquela figura com nariz e unhas gigantes, chapéu preto e vassoura. Essa imagem que temos foi construída ao longo dos anos, com uma grande contribuição dos filmes e contos de fadas. Afinal, quem nunca teve medo daquela bruxa horrorosa que aparece nos filmes mexendo seu caldeirão e atirando nele várias patas de aranha?

Mas ninguém precisa ficar com medo. Se pesquisarmos um pouco, logo descobrimos que as tais “patas de aranha” não passam de inofensivos raminhos de alecrim e que esta foi apenas a forma que as mulheres encontraram para manter em segredo os ingredientes que usavam. Com o passar do tempo, o hábito de dar apelidos aos insumos se transformou numa grande brincadeira, e novos nomes foram surgindo.

Conheça alguns ingredientes e seus nomes macabros:

Barriga de Sapo: pepino
Beijo de Sereia: sal
Besouros secos: lentilhas
Bolas de sopro: dente de leão
Botões de solteirão: calêndula
Cauda de raposa: cavalinha
Chifres de carneiro: orquídea
Cifre de rinoceronte: nabo
Coração de boi: tomate
Dedos sangrentos: dedaleira
Elfos negros: chá preto
Fibras de coração de dragão: batata
Gordura de criança não batizada: toucinho
Lágrimas de moça: cebola
Luar do arvoredo: jasmim
Moscas mortas: uvas passas
Nariz de gnomo: pimentão
Olho de gato: rabanete
Olho de sapo: ervilha
Ovo de dinossauro: ovo
Patas de urubu: mandioca
Pêlos de unicórnio: açúcar
Pêlos de gato: capim cidreira
Penas de fênix: louro
Pernas de aranha: alecrim
Pó de asa de morcego: pimenta do reino
Pó de cemitério: pó de patchouli
Poeira doméstica: farinha de rosca
Rabo de cavalo: cavalinha
Rabo de escorpião: salsa
Raios de Sol: fubá
Saliva de dragão: vinagre
Sangue de dragão: resina em pó com este nome
Sangue de moça virgem: vinho tinto
Sêmen: leite
Sinos dos mortos: dedaleira
Terra de túmulo: chocolate
Unhas do pé: amêndoas

O caldeirão
Segundo o livro “Enciclopédia de Wicca na Cozinha”, de Scott Cunningham, os caldeirões foram, outrora, os potes comuns da culinária, usados por toda a Europa. Feitos de ferro, marcados com listas para medidas, e no formato com três pés longos, milhões de caldeirões têm sido presos ou colocados nas lareiras para cozinhar a refeição da família – as tão amadas marmitas dos cozinheiros contemporâneos têm suas origens no modesto caldeirão. A associação do caldeirão com as Bruxas deriva da infame cena das “três Bruxas” na obra Macbet, de Shakespeare. Usar um pote de ferro para a preparação de bebidas (como os chás eram feitos), ou cozinhar, era comum no século XVI. O que foi incomum e a atenção do público foi o tipo de cozimento feito por estas três mulheres.

Entre alguns Wiccanianos modernos, o caldeirão é honrado como um símbolo da Grande Mãe, assim como as tigelas, os jarros e os potes. Potes de ferro fundido com três pés ainda são produzidos para propósitos decorativos e ocultos, mas não recomendamos cozinhar em um caldeirão, a menos que você tenha uma lareira aberta e tempo de sobra. Levam-se horas para ferver a água em um destes grandes potes de ferro.

Bruxas de Cozinha


"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado..."

Entendemos por bruxa de cozinha alguém que manipula a energia que a rodeia através de velas, ervas, pedras semi-preciosas, cordas ou os seus próprios cozinhados. A prática de magia de cozinha é portanto relativamente simples e desprovida de teatralidade ou grandes cerimónias.

A maioria das bruxas de cozinha honra e celebra os festivais tradicionais adotados por Gardner no sentido de rituais adaptando a energia presente do festival associado aos produtos frescos da época celebrada para efectuar transformações na sua vida prática. Assim, a Bruxa não irá celebrar épocas de colheitas realizadas, a não ser que se espelhe o que se passa no seu jardim ou canteiros. Pode e deve utilizar energias associadas aos festivais, como a vinda da Primavera e o renascer das flores para potenciar projectos na sua vida pessoal que podem nada ter de agrícola, e energia que faz a Terra renascer pode-nos dar forças para iniciar um livro, planear um negócio, uma página de internet e etc.
Para a bruxa de cozinha, tudo aquilo que a Terra nos dá é sagrado e mágico, e uma faca de pão não é mais nem menos que um athame tradicional. O que afirma é que um objecto que é usado no nosso dia-a-dia fica impregnado com a sua energia através do seu uso contínuo e pode usá-lo em trabalho mágico.
No Ato De Transformar O Alimento Estamos Também Nos Transformando. A Energia,De Nossos Pensamentos,Acumula-Se Nas Mãos E Passam Para O Alimento.O Ato De Cozinhar Com Rituais, É O Meio Mais Eficaz Na Feitura De Feitiços.Temos Uma Varinha Mágica Nas Mãos E Devemos Utiliza-La Com Sabedoria.Não Se Deve Cozinhar Com Raiva.
No Mexer De Uma Simples Colher De Pau, Estamos Penetrando Na Grande Espiral Da Vida, E A Cada Volta Da Colher Podemos Enxergar Mais Claramente Nosso Caminho.Quando Se Está Traçando A Espiral, Nossos Movimentos Entram Em Harmonia Com Nossa Respiração, O Equilíbrio Se Faz, E Magicamente Nos Transportamos Pelos Ares.Com O Calor Do Fogo Sentimos Próximos Os Tempos Onde Éramos As Sacerdotisas Dos Templos,Onde Ensinávamos Aos Homens A Sutileza Da Caça E Onde Observávamos Os Ciclos Da Lua.Na Feitura Do Feitiço Três Ingredientes Não Podem Falta:Amor,Intuição E Concentração.
Essa Cozinha Cibernética De Hoje,Num Passe De Mágica Terá A Cara De Cozinhas Medievais Onde Gnomos Moram Em Velhos Potes Esquecidos.As Ervas Penduradas Exalarão O Aroma Da Feiticeira E O Ato De Cozinhar Será Uma Grande Bruxaria...
Os Mistérios Que Levam Ao Conhecimento De Nossos Deuses E Rituais, A Beleza De Hécate A Gentileza De Perséfone,Podemos Encontrar Em Qualquer Livro De Bruxaria.Mas Os Pequenos Segredos, Os Feitiços, O Poder Mágico De Certos Ingredientes,Esses Não Estão Desponíveis Em Prateleiras.
De Todos Os Ingredientes O Mais Importante É O Amor.Em Grandes E Generosas Porções Adicionadas À Uma Receita Com Uma Pitada De Intuição, Eis O Grande Segredo!
Consideramos A Alquimia Do Cozinhar Uma Das Experiências Mais Fortes Na Velha Arte Da Bruxaria.Quando Se Cozinha Temos Os Elementos Nas Mãos, Fazemos O Supremo Feitiço Da Transmutação Da Matéria.Transformamos O Trigo Em Pão, O Vinho Em Vinagre, A Rosa Em Geléia. A Cozinha Nos Traz Os Mistérios Da Delicadeza Onde Voltamos A Ser Amazonas Como Circe,Lilith,E Por Intermédio Dela Faremos Renascer O Deus Cornífero, E Juntos, Semearemos Os Campos.
Alguns Utensílios São Necessários Para A Cozinha Da Bruxa.Panelas De Ferro Ou Cerâmica, Colheres De Pau, Vidros De Todos Os Tamanhos E Formas, Rolhas, Potes, Ervas Penduradas Na Parede E A Vassoura Da Bruxa, Um Incensário,Arruda, Manjericão E Muito Alecrim.

Ervas úteis na Cozinha

*Salsa, Basil, Manjericão, Orégano, Cominho,Aipo Em Pó,Hortelã,

*Tominho,Mirra,Louro,Segurelha,Manjerona,Sálvia,Verbene,Estragão,

*Alfaveca,Cardomomo, Camela, Cravo Alho, Pimentas,Hissopo,

*Dill, Artemísia, Coentro,Alecrim,Anis,Erva-Doce,Sementes De Girassol,

*Sementes De Papoula Urtiga, Mostarda, Noz-Moscada,Curry,

*Pétalas De Rosa Secas, Folhas De Morango,Folhas De Laranjeira, Folhas De Maracujá,

*Raiz De Ligústica,Raiz De Acelga, Raiz De Alface,Raiz De Ginseng, E Semantes De Coentro.

*Acácia- Suas Flores São Usadas No Transe E Também Em Feitiços Amorosos.

*Agrimônia- Folhas E Flores São Utilizados Para Desfazer Encantamentos.

*Amêndoa- Usada Como Perfume. Suas Folhas São Usadas Nos Transes.

*Angélica- Como Licor É Poderoso Filtro Contra Espíritos E Negatividade

*Anis- Filtro Contra Espíritos Negativos.

*Arnica- Poderoso Energizante.

*Artemísia- Usada Como Talismã.

*Assafétida- Usada Para Proteção.

*Beladona- Alucinógeno.

*Briônia- Usada Em Poções Amorosas.

*Canela- Erva De Efeito Tranquilizante.Protege A Casa E É Muito Eficaz Para Atrair Dinheiro.

*Café- Combate A Negatividade E Acalma Adolecentes.sta Pensamentos Negativos.

*Camomila- Usada Como Tranquilizante.

*Cânfora- Bálsamo.

*Chicória- Fortificante Das Amizades E Traz Dinheiro.

*Canela- Estimulante Sexual.

*Cravo- Tem Opoder De Conservar Amores.

*Dente-De-Leão- Usado Como Sachê.

*Aneto- Usado Pera Proteger A Casa.

*Ênula- Campana-Filtro Amoroso.

*Erva-Moura- Remédio Para Os Orgãos Sexuais. E Junto Com A Mirta Em Incenso É Um Poderoso Incenso Contra Miasmas Astrais.

*Coroa De Cristo- Usada Para Proteção.

*Erva-Doce- Traz Coragem E Vida Longa.

*Feijão- Símbolo De Fertilidade E De Proteção Contra O Mal.

*Figueira-Traz Fertilidade E Honras.

*Gerânio- Ajuda Na Concretização De Desejos.

*Gengibre- Elixir Da Longa Vida

*Girassol- Traz Paz E É Muito Eficaz Na Aquisição De Bens.

*Íris- Estimula A Clarevidencia.

*Jasmim- Chá Afrodisiaco.

*Lavavda- Poderoso Filtro Afrodisíaco

*Louro- Atrai Bons Fluidos

*Lírio- Usada Nos Encantamentos De Reconciliação.

*Lima- Usada Para Proteção

*Lótus- Propicia Clarividencia.

*Macela- Proporcionam Sonhos Tranquilos

*Maçã- Usada Em Encantamentos Amorosos

*Manjerona- Usada Para Obter Um Sono Tranquilo.

*Menta- Refresca O Espírito.

*Mirra- Estimulante Sexual.

*Mil-Folhas- Contra O Medo.

*Murta- Condutor Das Entidades Do Astral.

*Morango- Usada Nos Encantamentos Afetivo Sexuais.

*Noz-Moscada- Muito Eficaz Para Atrair Dinheiro. Alegra O Ambiente E Ajuda Em Crises De Depressão.

*Oliva- Energizante.

*Patcholi- Estimulante Sexual

*Rosa- Estimulante Sexual

*Tomilho- Para Um Sono Sossegado

*Verbena- Para Proteger O Ambiente.

*Violeta- Filtro Amoroso.

Diferenças entre Wicca e Bruxaria Natural


Imagino que quem pratica magia há bastante tempo, saiba das diferenças entre essas duas vertentes. A bruxaria natural e a wicca. Ambas existem há muito tempo, mas recentemente as pessoas vem se descobrindo e desenvolvendo sua espiritualidade atraves de uma dessas duas praticas. Pois conseguem canalizar a necessidade de mudança e de conhecimento através dos ritos e "dogmas" existentes nas duas. Se pararmos para pensar, as diferenças são quase imperceptíveis, mas na realidade existem. Vamos a elas:

"Wicca é uma religião contemporânea neo-pagã e Bruxaria é a prática de magia natural"

Wicca

Wicca: Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa Antiga. O bruxo inglês Gerald B. Gardner impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, junto com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50.

Na wicca, comemora-se a roda do ano. E isso todas as tradições o fazem. A essas comemorações damos o nome de Sabaths. São 08 rituais realizados ao longo do ano. Que comemoram a colheita, a recuperação da natureza após o inverno, e a preparação da terra para as novas sementes. Na wicca também são comemorados os esbaths. Ritos em comemoração as mudanças de fases da lua.

A wicca se baseia no princípio da dualidade. São a deusa e o deus juntos que geram o equilíbrio da terra. Quem não lembra da cena do filme as brumas de Avalon, onde Morgana chega na casa de Viviane em Avalon e ela mostra a pintura na parede retratando exatamente isso. Que os dois devem estar juntos para que haja o equilíbrio e a terra continue a dar seus frutos.

As divindades da wicca não são especificamente de um panteão. Por exemplo o celta. Elas podem ser cultuadas, mas vejo muitos rituais com diversas divindades gregas, egípcias e também hindus.

Os instrumentos mágicos usados em wicca nem sempre são os mesmos usados na prática da bruxaria natural. Um exemplo que podemos citar é o athame. Na bruxaria natural não se faz necessário o uso desse instrumento.

Para ser um wiccano, você precisa ser iniciado em uma das tradições. Porém, primeiro, você precisa passar pelo período de dedicação, onde você ficará durante 13 meses praticando os ritos da roda do ano, e os esbaths. Após esse período, você será apresentado para as divindades como um iniciado na arte. Esse é considerado o período mais que suficiente para que você tenha o entendimento da tradição que deseja seguir, e se é realmente esse caminho que deseja para sua vida. Para informações sobre as tradições clique aqui.

Bruxaria natural
.
A palavra Bruxaria, segundo o uso corrente da língua portuguesa,

"designa as faculdades sobrenaturais de uma pessoa, que geralmente se utiliza de ritos mágicos. É também utilizada como sinônimo de curandeirismo e prática oracular, bem como de feitiçaria".

A bruxaria natural é tão antiga quanto a religião de wicca. Não tem data certa do início de sua prática.

Na bruxaria natural, não é prestado culto a divindades. A crença de deus e da deusa como gaia, mãe terra, é o que precede qualquer rito.

As comemorações realizadas pelos adeptos da bruxaria natural não envolvem a roda do ano. Muitos o fazem, pois não não há restrições. E os alimentos que recebemos de nossa mãe terra, devem ser agradecidos SEMPRE. No entanto, não é obrigatoriedade a realização dos sabaths, da forma que o é na wicca.

Na bruxaria natural, assim como na wicca, os esbaths são comemorados. É costume rituais que envolvam projetos pessoais ou de família. A queima de pedidos no caldeirão, a magia com nós, o uso de banhos para limpeza e purificação, etc.

Os instrumentos mágicos da bruxaria natural, não precisam ser comprados. Da própria natureza, você "retira" o que precisa para suas magias.

Vejo muitos "bruxos e (bruxas) naturais" fazerem ritos com divindades. Mas também os vejo simplesmente praticar a magia crendo na força maior. Assim como na wicca, não há regras sobre com qual divindade deve ou não trabalhar. Vai da intuição da bruxa (o).

Como na bruxaria natural, não são cultuadas divindades. Ela pode ser definida como sendo uma filosofia de vida, e não uma religião.


Similaridades:

A bruxaria natural assim como a wicca, pratica a magia natural, que envolve o uso de ervas, pedras, e a magia elemental.

A bruxaria natural prega que você em tempo algum deve interferir no livre arbítrio. A wicca segue o dogma da arte que prega o seguinte: "Faça o que quiser, desde que não faça mal a nada ou a ninguém". Ou ainda fala da lei triplice, que diz que tudo o que você fizer, de bom ou ruim, retorno o triplo para você.

Bruxos e wiccanos NÃO realizam sacrifício de animais ou culto a magia negra.

TODOS tem consciência ecológica desenvolvida, e ciência do papel de cada um em relação a preservação do planeta.

É importante saber das diferenças até por que muitas pessoas estão sempre criticando a magia em si, sendo wicca ou natural. Sabendo disso, talvez as criticas não sejam amenizadas, mas certamente você terá mais argumento caso alguém o critique. Claro que o propósito não é gerar uma discussão. O blog como diz a descrição, foi criado para compartilhar conhecimento acima de tudo. Portanto, espero ter ajudado.

Independente de ser wiccano (a), ou bruxa (o). Devemos ter a consciência de que somos responsáveis pelos nossos atos. E o fato de termos entendimento sobre assuntos que a grande maioria não tem, isso nos torna diferentes. Não por saber da magia, ou realizá-la constantemente, mas sim de passar o conhecimento a frente. Proporcionando a liberdade de escolha aos nossos amigos e parentes. Auxiliando no processo de escolha, sem interferir de modo negativo ou positivo. Uma bruxa verdadeira, jamais deve achar que sabe mais que outros. Sendo esses bruxos ou não. Creio que estamos aqui para um plano e missão maior. O fato de sermos bruxas, não nos torna melhor, ou nos tira de determinada situação, só nos torna mais preparadas para enfrentá-las.

Isso nos torna responsáveis e nos chama ao grande compromisso com a grande mãe gaia. Na defesa de nossa casa, nosso planeta. Portanto, cada vez que fizer um ritual, em comemoração a lua, ou para algo que deseje, agradeça a deus, ao universo pela sabedoria que chegou até você, pelos seus mentores, e seus dons despertos. E sempre que possível realize rituais cujo propósito seja emanar energia positiva para a terra, (o reiki é bastante usado para isso) que está passando por um processo de transformação muito forte e tenso.

Somos bruxas (os), independente de sermos wiccano (as), ou não. Somos conscientes de nossa responsabilidade para com nossa família, portanto também devemos ser para com o mundo.


(Fonte: circulandomagia)