sábado, 30 de junho de 2012
SER ZEN
Ser zen não é ficar numa boa o tempo todo, de papo para o ar, achando tudo lindo sem fazer nada.
Ser zen é ser ativo. É estar forte e decidido. E caminhar com leveza, mas com certeza. É auxiliar a quem precisa, no que precisa e não no que se idealiza.
Ser zen é ser simples. Da simplicidade dos santos e dos sábios. Que não precisam de nada. Nada mais que o necessário. Para o encontro, a comida, a cama, a diversão, o trabalho.
Ser zen é fluir com o fluir da vida. Sem drama, sem complicação. Na hora de comer come comendo, sem ver televisão, sem falar desnecessário. Sente o sabor do alimento, a textura, o condimento. Sente a ternura (ou não) da mão que plantou e colheu, da terra que recebeu e alimentou, do sol que deu energia, da água que molhou, de todos os elementos que tornam possível um pequeno prato de comida à nossa frente. Sente gratidão, não desperdiça. Come com alegria.
Para satisfazer a fome de todos os famintos. Bebe para satisfazer a sede de todos os sedentos. Agradecendo e se lembrando de onde vem e para onde vai. A chuva, o sol, o vento, o guarda, o policial, o bandido, o açougueiro, o juiz, a feiticeira, o padre, a arrumadeira, o bancário e o banqueiro, o servente e o garçom, a médica e o doutor, o enfermeiro e o doente, a doença e a saúde, a vida e a morte, a imensidão e o nada, o vazio e o cheio, o tudo e cada parte.
Ser zen é ser livre e saber os seus limites.
SER zen é servir, é cuidar, é respeitar, compartilhar.
Ser zen é hospitalidade, é ternura, é acolhida.
Ser zen é o kyosaku, bastão de madeira sábia, que acorda sem ferir, que lembra deste momento, dos pés no chão como indígenas, sentindo a Terra-Mãe sustentando nossos sonhos, nossas fantasias, nossas dores, nossas alegrias.
Ser zen é morrer. Morrer para a dualidade, para o falso, a mentira, a iniqüidade.
Ser zen é renascer a cada instante. Na flor, na semente, na barata, no bicho do livro na estante.
Ser zen é jamais esquecer de um gesto, de um olhar, de um carinho trocado no presente-futuropassado.
Ser zen é não carregar rancores, ódios, cismas nem terrores.
Ser zen é trocar pneu, as mãos sujas de graxa.
Ser zen é ser pedreiro, fazendo e refazendo casas.
Ser zen é ser simplesmente quem somos e nada mais. É ser a respiração que respira em cada ação. É fazer meditação, sentar-se para uma parede, olhar para si mesmo. Encontrar suas várias faces, seus sorrisos, suas dores. É entregar-se ao desconhecido aspecto do vazio. Não ter medo do medo. Não se fazer ou, se o fizer, assim o perceber e voltar.
Ser zen é voltar para o não-saber, pois não sabemos quase nada. Não sabemos o começo, nem o meio, muito menos o fim. E tudo tem começo, meio e fim.
Ser zen é estar envolvido nos problemas da cidade, da rua, da comunidade.
oferecer soluções, ter criatividade, sorrir dos erros, se desculpar e sempre procurar melhorar.
Ser zen é estar presente. Aqui, neste mesmo lugar. Respirando simplesmente, observando os pensamentos, memórias, aborrecimentos, alegrias e esperanças.
Quando? Agora, neste instante.
É estar bem aqui onde quando se fala já se foi. Tempo girando, correndo, passando, e nós passando com ele. Sem separação.
Ser zen é Ser Tempo.
Ser zen é Ser Existência...." Monja Coen
BUSCANDO SUA VERDADEIRA ESSENCIA.
Muitos não conhecem a si mesmos e não sabem o ser de luz e harmonia que habita dentro de cada um. Todos temos uma forma pura de matéria, a essencia natural.
Quando nascemos somos pura energia, não temos interferencias, contas a pagar, problemas a resolver, somos a energia pura e precisamos do planeta e do ambiente em harmonia para crescer.
Mas a medida que o tempo passa e nos tornamos adultos, esta essencia de luz vai desaparecendo por completo e acabamos dentro de muitos mundos que não nos pertencem, como doenças, desafetos, mal relacionamentos e tantas coisas que são inúmeras.
No ser adulto falta a luz, a harmonia, o jeito de criança, porque a essencia está lá no fundo massacrada por tantas camadas pesadas de sofrimento.
Fomos ensinados e suportar, se redimir e se anular perante o poder dos outros, sofrer para muitos é algo importante que leva a consagração, visto o que muitos conceitos religiosos afirmam.
Na verdade, cada vez que alimentamos sofrimento, mágoas, raiva, depressão e outras coisas, estamos nos afastando da nossa essencia energética e estamos mais limitados a vida, com muito mais sofrimento.
Deixar que as interferencias povoem nossa existencia, é algo ruim, pois cada vez que damos nosso poder, vamos enfraquecendo até não ser mais ninguém.
Porem quando buscamos a nossa essencia, muita coisa surge, a criatividade, a alegria, o lado lúdico, a prosperidade e muita coisa boa.
É um brilho natural que acompanha a essencia, ela ativada e com todos os centros de energia equilibrados, há amor próprio, há poder.
Não algo desmedido, mas algo equilibrado pelo Universo e pela nossa natureza.
Não é confortável para ninguém viver sob estress intenso, a vida fica pequena e limitada, quando se tem prazer tudo flui e somos premiados com um belo semblante.
Para ativar a essencia, é preciso buscar a si mesmo e dar um basta a todas as situações constrangedoras e limitantes de todos os dias.
Não dar mais tanto poder aos outros, ver que Você mesmo tem e muito valor.
Não faça nada por obrigação e sim por prazer, não é porque todos no seu grupo vão para um buraco que Você também vai?
Drogas nem pensar, elas desalinham nossos centros energéticos de forma permanente e podem matar a essencia, a única fonte de prazer é a própria alegria, que já nasceu conosco.
Faça sempre que puder "O Dia de Mim", saia, dê presentes, mime, a si mesmo, esqueça por algum tempo os outros, neste dia o mais importante é Você.
Sempre que puder curta a natureza e mesmo na imaginação tente vizualizar a Luz, o Sol, a Terra, a Água, o Fogo e o Ar.
É a nossa matéria, e precisamos estar sempre em harmonia com nosso ambiente.
Nunca esqueça da sua essencia, volte a ser criança, brinque, sorria, descubra que há um mundo desconhecido pertinho de Você.
Ouça a música que emana das estrelas, ela está no silencio e poderá ouvir quando sua essencia estiver livre.
Quando o ambiente, as pessoas ou algo te magoar, ou não estiver de acordo com sua essencia natural, veja tudo de cima. Como?
Se Você está irritado, está cego, se respirar profundamente e avaliar com outros olhos, poderá usar uma visão espacial do fato, é como se fosse maior que tudo e pudesse ver de cima, olhos de uma ave voando.
Pode ver o que está atrás, ir além daquele momento insano e com isso ter discernimento para resolver, avaliar e decidir o melhor para si.
Cada vez queem um relacionamento, Você se deixa mandar, possuir, dominar, não é prova de amor, é limitação.
Quando dois seres se amam pela essencia, há companheirismo, há proteção, há harmonia, caminham lado a lado, ninguém possui ninguém, somos seres únicos e independentes.
Quem julga que ama, possuindo, tirando a essencia do outro, não ama, atua como parasita, tira as forças e pode até roubar a vida.
O amor é a mais pura essencia e não está no corpo físico, está na alma, no estar junto, no prazer de viver, é seguir um caminho de mãos dadas com outra essencia pura.
Mas se Você é do tipo que a paixão vem primeiro e possuir o outro é uma forma de sanar suas inseguranças, lembre que todos somos seres capazes de se libertar e um dia ele escapa, e pode acabar em fatalidade, depressão e outras coisas mais.
Seja amigo das suas finanças, não gaste todo o rendimento que vem a Você, sempre guarde um pouco para o dia seguinte e quando ver terá renda para se dar aquele presente.
Já notou que tudo que fazemos por impulso e ansiedade, não dá certo? Se for comprar algo nesta situação, sempre acabará comprando coisa errada ou se arrependendo depois, porque, antes de deixar que estas interferencias de ansiedade tomem o poder, é preciso libertar a essencia e avaliar se realmente é necessário comprar.
Assim são todas as decisões, se não agrada, não deixa feliz, não dê tanto poder aos outros, viva sua essencia, ela é a luz própria que brilha dentro de Você.
Já reparou quando vai dormir e sonha com algo bem feliz, não dá vontade de acordar. É porque ali somos pura essencia e estamos vendo a vida de fora.
Sabia que sempre dizer Sim, é algo doentio? Se precisa dizer Não, tem que tentar, mesmo que vá doer em alguém. Porque tudo tem que doer em Você?
Veja que buscar a verdadeira essencia é algo importante, pois através de muitos caminhos, como o auto conhecimento pode levar Você a descobrir um mundo novo, cheio de equilibrio e alegria.
E com certeza será um ser feliz.
Assinar:
Postagens (Atom)