terça-feira, 5 de abril de 2011

SAMHAIN

Grande Sabá, celebrado no dia 30 de abril, onde a Roda finalmente completa seu ciclo. Samhain, pronuncia-se ("Sou-ein"), é conhecida como a Noite Sagrada. Oíche Shamhna, na língua gaélica, representa o fim da colheita e o último Festival do Fogo. Ritual dedicado aos Deuses: Ceridween, Morrighan e Dagda.

Para nós é a comemoração do Ano Novo, momento misterioso que não pertence nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo e nem ao outro, é o momento onde os portões dos mundos se abrem e o véu que os separa se torna mais tênue. Época ideal para se honrar os antepassados.

A palavra Samhain significa "sem luz" ou "o fim do verão", pois nessa noite o Deus morre e o mundo mergulha na total escuridão, preparando-se para a chegado do inverno. A Deusa vai ao mundo das sombras em busca do seu amado. Eles se amam e desse amor é gerada a semente da luz, no útero da Grande Mãe, para que possa novamente renascer em Yule, como a criança da promessa, o retorno do verão.

Samhain é a noite que marca o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Celebre a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias.

Os irlandeses colocavam nabos ou cabaças iluminadas na frente de suas casas, substituindo em tempos remotos dos celtas, os crânios dos inimigos. Ao anoitecer, acenda velas laranjas nas janelas da frente de sua casa, mentalize seus desejos e agradeça seus ancestrais.

Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior nas fogueiras ou no caldeirão. Este Sabá é sinônimo de respeito e introspecção.

Celebrem e vivenciem todas as transições da vida, pois a Roda gira igual para todos, mesmo que não saibam. Na realidade a Deusa nunca morre e o Deus sempre renasce, no ciclo mágico das transformações. Que assim seja!

Correlações:

- Arquétipos: celebração do ano novo celta, fim do verão e dia dos mortos.
- Símbolos: cor preta e laranja, maçãs, romãs, abóbora, nozes e avelãs.
- Incensos: mirra, sálvia, carvalho ou cedro.
- Alimentos: sidra, chá preto e bolos de frutas.

Rainha das Sombras

Ciclos infindáveis da árvore de prata,
Da infinita alegria à triste lembrança,
Um tempo passado e repassado,
Que jamais volta atrás
Caminha pela estrada da vida
Verde esmeralda dos ancestrais,
Festejando a escuridão de Samhain
Pois a Roda gira sem parar
Rumo ao novo despertar
Awen, Senhora Mor Rioghain!

Hemisfério Norte: 31 de Outubro
Hemisfério Sul: 1 de Maio

O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os Sabbats fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.

Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)

Samhain é também o antigo Ano Novo celta / druida, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.

A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. é observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.

Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.

Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.

As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.

Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha. 

Os Animais de Poder

Desde a antiguidade, segundo registros, existem rituais onde os homens e animais se faziam presentes. Hoje os encontramos em nosso dia a dia na astrologia, na alquimia, nas cartas de tarô entre outros. Existem algumas maneiras de se descobrir o animal que está presente em nosso interior, seja através de ritual, concentração ou mesmo da intuição. Conhecido como Animal de Poder, Espírito Protetor, Totem ou Animal Guardião, estão mais próximos da Fonte Divina. Quando tomamos a consciência de sua existência, fortificamos os poderes que estão escondidos em nosso interior, pois há um aumento de nossa resistência a doenças e de nossa auto-confiança. Cada animal traz uma essência espiritual e, através dela, cada um com seu próprio modo ou estilo de vida, com sua própria medicina, nos leva a crescer e transmite-nos a sua sabedoria.

Os animais estão mais próximos do que nós da Fonte Divina por serem míticos, oníricos. Ao compartilharmos de sua consciência animal transcendemos o tempo e o espaço, as leis de causa e efeito. A relação entre homem e animal é puramente espiritual, pois nosso instinto animal é mais forte e menos racional por serem manifestações dos poderes arquétipos do ser humano. Fortificam o vigor físico e mental, aumentando a disposição e o conhecimento, auxiliando ainda no diagnóstico de doenças e na realização de desafios.

Existem rituais, auxiliados pelo tambor que auxiliam na conecção com o animal, onde também são realizadas as Danças do Animal, que é uma forma de invocação. Cada animal possui uma essência, e assim cada um possui sua própria medicina e sabedoria. Relaciono abaixo alguns dos animais (incluindo os místicos) com seus significados:

Águia - Iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas;
Aranha - Criatividade, a teia da vida, manifestação da magia de tecer nossos sonhos;
Abelha - Comunicação, trabalho árduo com harmonia, néctar da vida, organização.
Alce - Resistência, auto-confiança, competição, abundância, responsabilidade.
Antílope - Cautela, silêncio, consciência mística através da meditação, calma, ação.
Baleia - Registros da Mãe Terra, sons que equilibram o corpo emocional, origens;
Beija-flor - Mensageiro da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade;
Borboleta - Auto-transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade;
Búfalo - Sabedoria ancestral, esperança, espiritualidade, preces, paz, tolerância;
Cabra/cabrito - Determinação para ir ao topo, nutrição, brincadeiras.
Camelo - Conservação, resistência, tolerância.
Canguru - Proteção maternal, coragem para seguir em frente nas fraquezas.
Castor - Novos canais de pensamentos, construção, segurança, conforto, paciência.
Cisne - Graça, fidelidade, ritmo do Universos, ver o futuro, poderes intuitivos, fé.
Coiote - Malicia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança, humor.
Coelho - Fertilidade, medo, abundância, crescimento, agilidade, prosperidade.
Condor - Idem a águia, é um dos filhos do Sol no Peru, representa o Mundo Superior.
Coruja - Habilidades ocultas, ver na escuridão, a vigília, a sombra, sabedoria antiga.
Corvo - Guardião da magia, mistério, predições, mensageiro, dualidade, assistência.
Cavalo - Poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força ,clarividência;
Cachorro - Lealdade, habilidade para amar incondicionalmente, estar a serviço;
Cobra - Transmutação, cura, regeneração, sabedoria, psiquismo, sensualidade;
Coiote - Malícia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança, humor.;
Coruja - Habilidades ocultas, ver na escuridão, a vigília, a sombra, sabedoria antiga;
Doninha - Poderes ocultos, vivencia, poder de esconder, observações, segredos.
Elefante - Longevidade, inteligência, memória ancestral, ancestrais enterrados.
Esquilo - Divertimento, planos futuros, reunião, observar o óbvio.
Esturjão - Determinação, sexualidade, consistência, profundidade, ensinamento.
Falcão - Precisão, mensageiro, olhar a volta, abertura a distância, oportunidades.
Formiga - Comunidade perfeita, paciência, trabalho duro, força, resistência, agressividade.
Gaivota - Voar através da vida com calma e esforço para alcançar objetivos.
Gambá - Campo de proteção, reputação, repelir quem não o respeita, respeito.
Gato - mistérios, poderes mágicos, sensualidade, independência, visões místicas, limpeza.
Galo - Sexualidade, fertilidade, oferendas, cerimônias, altivez.
Girafa - Calma, inspiração para se atingir grandes alturas, suavidade, doçura.
Golfinho - Pureza, iluminação do ser, sabedoria, paz, amor, harmonia, comunicação.
Gorila - Sabedoria, inteligência, adaptabilidade, guardião da terra, habilidade.
Guaxinim - Bom humor, limpeza, sobrevivência, tenacidade, inteligência, folia.
Hipopótamo - Desenvolvimento psíquico, intuição, ligação água-terra, aterramento.
Jacaré - Instinto de sobrevivência, o inconsciente profundo, o caos que precede a criação.
Jaguar - A busca em águas da consciência, mensageiro, interação mente e alma.
Javali - Comunicação entre pares, expressividade, inteligência.
Lagarto - Otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação, transformação.
Leão - Poder, força, majestade, prosperidade, nobreza, coragem, saúde, liderança, segurança, auto-confiança.
Leopardo - Conhecimento do subconsciente, compreender aspectos sombrios, rapidez.
Lince - Segredos, conhecimento oculto, tradição, ouvir para o crescimento.
Libélula - Ilusão, ventos da mudança, comunicação com o mundo elemental.
Lobo - Amor, relacionamentos saldáveis, fidelidade, generosidade, ensinamento.
Macaco - Inteligência, bom humor, alegria, agilidade, perícia, irreverência, amizade.
Minhoca - Regeneração, resistência, auto-cura, transformação.
Morcego - Renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas.
Onça - Espreita, proteção de espaço, silencio, observação. Precisão.
Pantera - Mistério, sensualidade, sexualidade, beleza, sedução, força, flexibilidade.
Pato - Desenvolvimento de energia maternal, fidelidade, nutrição energética.
Peru - Dar e receber, transcendência, dádivas, celebração.
Porco-Espinho - Fé, confiança, inocência, inspiração para realizações, dentro da essência.
Puma - Força, mistério, silêncio, sobrevivência, velocidade, graça, liderança, coragem.
Pica-Pau - Regeneração, limpeza, comunicação, proteção, unido aos Espíritos do trovão.
Pingüim - Viver em comunidade, fidelidade, lealdade nos romances.
Pombo - No cristianismo simboliza o Espírito Santo, paz, comunicação, mensagem.
Raposa - Habilidade, esperteza, camuflagem, observação, integração, astúcia.
Rato - versatilidade, alerta, introspecção, percepção, satisfação, aceitação.
Salmão - Força, perseverança, nadar contra a maré, determinação, coragem.
Sapo - Evolução, limpeza, transformação, mistérios, humor, ligado a chuva.
Tartaruga - Estabilidade, organização, longevidade, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria, Mãe-Terra.
Tatu - Limites, doas dá a armadura, limites emocionais, protege a saúde.
Texugo - Agressividade, coragem, formar, alianças, persistência, agir em crise.
Tigre - Aproximação lenta, preparação cuidadosa, aproveitar oportunidades.
Touro - fertilidade, sexualidade, poder, liderança, proteção, potencia.
Urso - Introspecção, intuição, cura, consciência, ensinamentos, curiosidade.
Vaga-Lume - Iluminação, entendimento, força de vida, luz e escuridão, maravilhas.
Veado - Delicadeza, sensitividade, graça, alerta, adaptabilidade, coração/espírito, gentileza.

Animais Místicos

Cavalo Alado - Elevação, transmutação, beleza, viagem astral,aventuras, mistério, fascínio.
Centauro - Instinto animal, ligação homem-animal, anarquia, sexualidade, fertilidade, cura.
Dragão - Potência e força viril, proteção Kundalini, calor, mensageiro da felicidade, senhor da chuva, fecundação, força vital.
Elefante Branco - Força, bondade, escolha de caminhos, ligações extraterrestres, mistério.
Fênix - Renascimento, fascínio, animal do Sol, imortalidade da alma, elevação, purificação.
Sátiro - Libertinagem, divertimento, impulso sexual, instintos, fantasias sexuais.
Unicórnio - Rapidez, mansidão, pureza, salvação, espiritualidade, inofensivo.

O Gato e a Bruxa

Esses lindos seres divinos, os felinos, há muito tempo discriminados e ligados a forças malignas, também são relacionados com as bruxas antigas. Lenda ou não, os gatos provam que possuem sentidos muito mais aguçados que os homens para os mistérios da natureza e da vida. Não podemos negar que nossos amigos fiéis - sim fiéis! Pois os gatos sim são verdadeiros amigos do homem (sem preconceitos para com os cachorrinhos) - fazem muito sentido na vida das bruxas. Nos acompanham e protegem, parecem ler nosso pensamentos, estão sempre ao nosso lado nos momentos dificeis, se pudessem falar certamente nos aconselhariam.


Música para nossos ouvidos, o miado de um gato para seu dono é como fala de um amigo próximo. Recentemente tivemos notícias de um gato nos EUA, habitante de um asilo, que, segundo seu dono, consegue prever que pacientes do asilo estão para morrer. Uma antiga história diz que os gatos têm a capacidade de ver nossas auras e de entender nossos espíritos...


Uma lenda Escandinava dizia que uma deusa do amor e fertilidade, chamada Freya, tinha sua carruagem puxada por 2 gatos pretos. Depois de servir Freya por 7 anos, os gatos se tornavam feiticeiras. Essa história é linda e eu adoraria que fosse verdadeira.



Antigamente, dizia-se que bruxas se transformavam em gatos à noite. Bom, se analisarmos bem, essa lenda não é totalmente mentirosa, pois as bruxas não se transformam no sentido literal em felinas, mas aprendemos muito com os gatos.


Na Idade Média os gatos foram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas, ou mesmo, as próprias bruxas. Em parte pelo movimento insinuante e pelos olhos que brilhavam no escuro, eles se tornaram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes. Qualquer coisa que de ruim que acontecesse, sempre era culpa de um gato. Pobres amigos...


Concluindo. Cada bruxa sabe o valor de seu gato na sua vida. Se as histórias são lendas ou não, não sabemos. Mas sabemos que esses amigos são amorosos e leais e devemos amá-los assim como eles nos amam.

Magia dos Gatos Maravilhosos


Os gatos e nós!
A maioria das pessoas acha que os gatos não fazem nada, são preguiçosos e tudo que fazem é comer e dormir.
Não é bem assim!
Você sabia que os gatos tem uma missão na nossa vida?
Você já parou para pensar porque tantas pessoas hoje em dia têm gatos? Mais do que o número de pessoas que tem cães?
Aqui está uma série de informações sobre a vida secreta dos gatos.
Todos os gatos têm o poder de, diariamente, remover energia negativa acumulada no nosso corpo. Enquanto nós dormimos, eles absorvem essa energia.
Se há mais do que uma pessoa na família, e apenas um gato, ele pode acumular uma quantidade excessiva de negatividade ao absorver energia de tantas pessoas.
Quando eles dormem, o corpo do gato libera a negatividade que ele removeu de nós.
Se estivermos excessivamente estressados, eles podem não ter tempo suficiente para liberar tamanha quantidade de energia negativa, e conseqüentemente ela se acumula como gordura até que eles possam liberá-la. Portanto, eles se tornarão obesos – e você achava que era a comida com que você os alimentava!
É bom ter mais do que um gato em casa para que a carga seja dividida entre eles. Eles também nos protegem durante a noite para que nenhum espírito indesejável entre em nossa casa ou quarto enquanto dormimos. Por isso eles gostam de dormir na nossa cama.
Se eles verificarem que estamos bem, eles não dormirão conosco. Se houver algo estranho acontecendo ao nosso redor, eles todos pularão na nossa cama e nos protegerão.
Se uma pessoa vier a nossa casa e os gatos sentirem que essas pessoas estão ali para nos prejudicar ou que essas pessoas são do mal, os gatos nos circundarão para nos proteger
Quando meus gatos começaram a fazer isso comigo, eu não entendia porque eles ficavam em cima de mim ou aos meus pés. Eu soube depois que eles estavam me protegendo. Então, meus ouvidos e meus olhos buscam imediatamente ver a reação dos meus gatos para ver o que eles farão quando alguém entra em minha casa. Se eles correm para a pessoa, cheiram-na e querem ser acariciadas por essa pessoa, eu sei que posso relaxar.
Se você não tem um gato, e um gato vira-latas entra em sua casa adotando-a como lar, é porque você precisa de um gato em casa nessa época em particular. O gato vira-latas voluntariou-se para ajudar e escolheu você. Agradeça ao gato por escolher sua casa para esse trabalho. Se você tem outros gatos e não pode ficar com o vira-latas, encontre um lar para ele.
O gato veio a você por um motivo, desconhecido para você a nível físico, mas em sonhos você pode ver a razão para o aparecimento do gato nessa época, se você quiser saber. Pode acontecer de haver um débito cármico que ele tem que pagar a você. Portanto, não afugente o gato. Ele vai ter que voltar de um modo ou de outro para realizar esta obrigação.
Os Gatos nos curam!
Na época de Atlântida, os curandeiros usavam cristais em seus trabalhos. Os cristais eram usados como uma canal de cura. Quando os curandeiros visitavam vilas distantes, eles não podiam usar os cristais pois o povo desconfiava deles achando que eles usavam magia negra.
Como eles não podiam usar cristais, levavam gatos que exerciam exatamente a mesma função dos cristais. O povo não tinha medo dos gatos e permitiam que eles entrassem em suas casas. Desse modo, os gatos têm sido usado inúmeras vezes na arte da cura.
Os gatos são criaturas adoraveis,e amam seus donos acima de tudo,porem têm um jeito diferente de amar…mas nem por isso deixa de ser verdadeiro
Eles são grandes amigos e companheiros!!!!!
Eles são doces,meigos e fieis!!
Pessoas alergicas a gatos são emocionalmente incapazes de amar alguem com profundidade, porque reprimem seus verdadeiros sentimentos!

Esclarecendo o que é Magia

*FAZER MAGIA NÃO É FAZER MÁGICAS OU MILAGRES, NEM NADA PARECIDO COM O QUE OS FILMES MOSTRAM COMO TRANSFORMAÇÕES BIZARRAS E PODERES SOBRENATURAIS.

*FAZER MAGIA NÃO CONSISTE EM TER UMA RELIGIÃO OU SER UMA.

*FAZER MAGIA NÃO É SÓ PARA PESSOAS ESPECIAIS E NEM PARA REALIZAR ALGO NEGATIVO.

*FAZER MAGIA É ESTAR NUM ESTADO DE ESPÍRITO POSITIVO ONDE A ENERGIA PESSOAL ATRAI OU ALCANÇA OS RESULTADOS DESEJADOS.

*FAZER MAGIA É ACREDITAR QUE NO SEU INTERIOR EXISTE FORÇA SUFICIENTE PARA TRANSFORMAR SITUAÇÕES E ALCANÇAR SUCESSO COM AMOR NA VIDA.

*FAZER MAGIA PODE TER MUITAS FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS, MAS O QUE FAZ ELES TEREM PODER É O AMOR NO CORAÇÃO DE QUEM PRATICA ESTA ARTE.

*ENFIM, FAZER MAGIA PODE ATÉ INCOMODAR ALGUMAS PESSOAS, MAS POR IGNORÂNCIA, POIS QUEM CONHECE A VERDDEIRA MAGIA SABE QUE O RESPEITO À NATUREZA E O AMOR À VIDA SÃO A BASE DA SUA PRÁTICA.

ESTE CONTO ILUSTRA BEM ESTE ASSUNTO:

"UM SUJEITO COLOCAVA FLORES NO TÚMULO DE UM PARENTE QUANDO VÊ UM CHINÊS COLOCANDO UM PRATO DE ARROZ NA LÁPIDE AO LADO.

ELE SE VIRA PARA O CHINÊS E PERGUNTA:

- DESCULPE-ME, MAS O SENHOR ACREDITA MESMO QUE O SEU DEFUNTO VIRÁ COMER O ARROZ?

E O CHINÊS RESPONDE:

SIM, E GERALMENTE NA MESMA HORA QUE O SEU VEM CHEIRAR AS FLORES!"

RESPEITAR AS OPÇÕES DOS OUTROS "SOB QUALQUER ASPECTO" É UMA DAS MAIORES VIRTUDES  QUE UM SER HUMANO PODE TER.

AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, AGEM E PENSAM DIFERENTES.

NUNCA JULGUE......

APENAS COMPREENDA.

Magia do Poder Mental

A chave para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano.

Através da mente, podemos criar saúde, prosperidade e realizações em nossas vidas. Mas, também, doenças, perdas e fracassos. E estas diferenças só dependem de como nós utilizamos a força da mente.

Viemos para este mundo com um “computador” de poder ilimitado, instalado dentro de nossas cabeças. Portátil, discreto, anatômico e perfeitamente elaborado. Esta máquina, ou seja, o cérebro, é o nosso melhor amigo, isto é, se soubermos programá-lo positivamente.

O programa é a nossa mente. Os pensamentos são os dados que vão dando força ao programa para que o cérebro possa processar todas as informações com muita fidelidade, pois ele não questiona, simplesmente executa tudo aquilo que a mente lhe disser, mesmo que não seja verdade!

Por exemplo: imagina um limão bem azedo, ácido e suculento sendo espremido em seus lábios. Se você pensou com o mínimo de concentração, a sua boca produziu saliva. O limão não existe, foi apenas uma criação ou um programa da sua mente, mas o cérebro não questiona, simplesmente obedece e produz, no corpo, as substâncias necessárias.

Isso que acabamos de ver demonstra a importância dos nossos pensamentos. Da mesma forma que produzimos salivas inofensivas, podemos aumentar a nossa pressão arterial ou os batimentos cardíacos. Podemos despejar excesso de adrenalina no sangue, que prejudica a nossa saúde, ou melhorar o nosso sistema de defesa natural.

Outro exemplo é se você estiver pensando em vingança, automaticamente a sua mente está dizendo ao cérebro “guerra”. Seu corpo começa a transpirar mais, a circulação aumenta, suas pupilas se dilatam. Se isso continuar por mais tempo, seu corpo entra em desarmonia e você acaba adoecendo.

O poder da mente não influencia apenas a saúde, mas, também, a realização profissional, os relacionamentos e as conquistas da vida. Nossos pensamentos geram ondas vibracionais que influenciam pessoas e situações. A imaginação, que é um tipo de pensamento mais elaborado, é a maior potência que uma pessoa tem na vida. Saber imaginar é saber criar as oportunidades que se desejam.
Sucesso nos Relacionamentos
A mente tem o poder de mudar a personalidade, os hábitos e até a imagem.
Dessa forma, você poderá programar-se uma pessoa mais agradável, interessante e com maior poder de influência e sedução.
Basta aprender a utilizar um pouco mais pouco melhor seu magnífico computador. E o segredo está no treinamento da imaginação e nas técnicas de relaxamento, visualização e, principalmente, nas reprogramações mentais.
Realização Profissional
No programa mental, já existem os dons e os talentos da pessoa. As informações mais importantes para a sua vida já estão dentro de você.

Agora, é necessário acessar esta autobiografia para as suas realizações.

Você nunca vai se realizar como secretário(a) se tiver a vocação para ser artista. Através de exercícios de relaxamento e autoconhecimento, essas informações vão aflorando e você poderá colocar energia naquilo que é realmente o seu forte. Imagine se o Ayrton Senna tivesse escolhido o futebol! Conhecer as suas vocações é o primeiro passo para o caminho do sucesso.
Prosperidade
Imaginar-se pobre, reclamar da crise, do salário, criticar o governo, o chefe, nunca vai lhe trazer prosperidade.

Você é 100% responsável pela sua vida e seu sucesso. Visualize um futuro brilhante, mesmo que não combine com a sua situação atual, porque o cérebro não saberá se é verdade ou ilusão. Então ele passará a produzir energias que vão atraindo, para a sua vida, aquilo o que você deseja, além de lhe dar mais disposição e entusiasmo para o trabalho. Se você acha que não pode, você tem razão. Se você acha que pode, também tem razão.
"O limite está dentro da sua cabeça, na sua programação mental e não nos desafios da vida".

O Poder Mental

Os poderes da mente ainda são desconhecidos pelo homem. Mas o que já se conhece é o suficiente para sabermos que a mente é capaz de realizar fenômenos poderosos como: cura, levitação, materialização e desmaterialização, viagem além do tempo e espaço, telepatia, adivinhações, profecias, manipulação dos elementos na natureza, lembranças de vivências passadas, aprendizagem rápida, cálculos complexos etc.

Para que a mente possa realizar esses fenômenos é necessário aprender a desenvolver e programar o seu potencial.

A Mente e o Cérebro

Muitas pessoas confundem a mente com o cérebro e vice-versa. Na verdade, são dois elementos totalmente diferentes e interdependentes.
Abaixo temos algumas diferenças e características básicas:

· A mente é a alma e o cérebro é o corpo.
· A mente é o software e o cérebro é o hardware.
· A mente depende do cérebro para se expressar no plano físico e o cérebro depende da mente para viver.
· O cérebro é o físico e a mente é imaterial, invisível, indestrutível.
· A mente pensa e o cérebro executa.
· O cérebro limita as faculdades da mente e, se desenvolvido, potencializa o poder mental.
Funções da Mente
A nossa mente está dividida em duas partes: consciente e subconsciente (inconsciente).

Cada parte tem funções específicas, mas se complementam para que a pessoa tenha equilíbrio.

Funções do consciente: raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções.

Funções do subconsciente: responde por, aproximadamente, 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenômenos paranormais, entre outros.

Alguns Poderes do Subconsciente
.Não precisa dos olhos para ver e pode ver através de qualquer barreira.
· Pode deixar o corpo, viajar e trazer informações.
· Lê pensamentos e percebe intenções de outros, inclusive de vegetais e animais.
· Controla as funções do corpo, podendo curar ou prejudicar (conforme programado).
· Capta, aproximadamente, um milhão de informações por segundo e arquiva.
· Grava informações de todas as vivências passadas.
· Comunica-se com outras inteligências superiores à nossa.
· Atrai pessoas e acontecimentos para a nossa vida.
· Pode materializar e desmaterializar.
· Entre outros ainda não descobertos pelo homem.

Funcionamento do Subconsciente
Seu funcionamento, a nosso favor, é melhor quando os cinco sentidos estão em repouso.

Neste momento, aceita os nossos pensamentos, principalmente os que têm sentimento e/ou emoções, como programações. As repetições de pensamentos ou comportamentos também funcionam como programações e tudo o que o consciente assume como verdade também é programado em nível subconsciente.

Uma vez programado, nosso subconsciente trabalha de forma misteriosa, para transformar a programação em realidade.
Desenvolva o seu Potencial
Aquele jardim, bonito e bem cuidado, que despertou o seu olhar, é fruto de carinho, cuidados especiais e de constante atenção. Fazendo uma analogia, o ser humano também pode brilhar, encantar através de seus dotes, como inteligência, criatividade, capacidade de relacionar-se bem com as pessoas. Todas essas qualidades são semelhantes às das plantas, vêm em forma de semente e, se receberem os cuidados adequados, irão florescer; do contrário, perecerão ou, por um capricho da natureza, vão permanecer sem brilho, imperceptíveis. O ser humano recebeu o dom divino, o sopro da vida, mas deve fazer boas escolhas, investir no seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Todo esse investimento não é garantia de que você não terá problemas, adversidades.

É impossível, pois é da natureza humana. Contudo, terá mais firmeza, clareza para enfrentar as situações e encontrar soluções menos aflitivas.

A Mente e a Existência


Quando se diz que o Todo é Mental, que tudo é Mente, temos aí uma afirmação relativa, que requer maiores especificações para uma melhor compreensão.

De certa forma tudo o que conhecemos em nosso Universo Manifestado está de fato inserido em uma realidade mais abrangente de Natureza mais sutil, cujo contato que temos é através justamente do que entendemos como sendo a mentalidade, certamente é correto afirmar que esta seria uma realidade Mental um Universo, ou um Todo Mental, do qual as demais realidades Manifestadas fazem parte.

No entanto, tal realidade Mental está igualmente inserida em uma realidade de maior alcance, a qual poderíamos atribuir as qualidades tidas como Espirituais, sendo que a Mente consiste em uma parcela desta realidade mais abrangente.

É estranho afirmar que possa, cada uma dessas realidades, ser mais ou menos abrangente sendo cada uma delas por si só infinitas. Entretanto, estas se diferenciam por características próprias de diversidade dimensional, sendo que estas se tornam tanto mais complexas quanto mais sutis.

O que caracteriza a realidade mental mais imediata é a existência de núcleos conscienciais, sendo estes entendidos como seres. Cada qual é infinito em si mesmo, constituindo um Universo próprio.

Estes Núcleos conscienciais podem se diferenciar pela presença ou não de um ente Consciente, ou seja, temos um nicho mental que pode ser preenchido direta ou indiretamente por entes conscientes.

A pluralidade dos mundos é potencialmente infinita, se considerarmos todas as variáveis.

No entanto existem certos padrões de similaridade que fazem com que diversas realidades façam parte de uma única realidade maior e estas realidades maiores são aquilo que conhecemos como Universos e se dividem por suas distinções dimensionais tendo-se basicamente 7 Universos Distintos.

Todos eles sobrepostos e inter-relacionados de tal forma que constituem um conjunto único de amplitude inconcebível, que alcança todos os níveis possíveis de existência, podendo ser este conjunto definido como a própria existência em si.

Por não haver nenhuma distinção substancial entre os núcleos conscienciais, estes que em última análise de definem como Seres, sendo capazes de se auto-intitularem “EU”, acabam por constituir uma única massa existencial que se distinguem não em si mesmos, mas pelo isolamento criado pelas estruturas mentais.

Poderíamos considerar que tal conjunto consiste em um único Ser, uma única consciência, que pode ser observada como elementos isolados em função das Formas Mentais que as distinguem, sendo que estas formas são constituídas em uma realidade Temporal.



Neste caso, podemos dizer se tratar de um único Ser encontrado em “momentos” diferentes.

Da mesma forma que as Consciências constituem um corpo único, assim também podemos observar a mesma situação quanto às personalidades, por estas serem diferenciadas por uma relativa proporção de elementos indistintos.

Podemos comparar aos ingredientes de um determinado produto, sendo que eles serão os mesmos em cada unidade, mesmo que circunstancialmente separados.

Podemos observar a unidade das consciências, tal como dos elementos que compõem a personalidade, através de sua relação com a substância da qual se constituem, sendo que se desconsiderarmos as Formas, teremos uma única substância a compor todas estas realidades, sendo esta substância justamente aquilo que consideramos como “Nada”, “Vazio”, “Não Existência”.

Embora possamos observar distinções entre o “Vazio” de cada Universo Manifestado, pois também as relações temporais e conscienciais criam “Formas” mesmo que difusas e não localizáveis espacialmente.

Assim, mesmo o Universo Mental, que nos pareceria plenamente inteligível, acaba se mostrando como uma realidade bem menos específica e mensurável do que seria de se esperar, formando um corpo único, particionado pelo tempo.

A relação entre a Mente e a Consciência é semelhante à chama de uma vela, sendo que ao apagarmos a chama e a reacendermos a vela, teremos uma chama nova que será absolutamente a mesma, mas com certeza, embora seja idêntica em Forma, não é a mesma a nível existencial e temporal, sendo que uma vez apagada ela deixa de existir definitivamente.

Podemos definir comparativamente a Mente como sendo o Ar, e Personalidade como sendo a Água, temos então uma bolha de ar dentro d’água, e isto consistiriam em um Indivíduo.

Neste caso, a água (Personalidade) é uma só, sendo que ela só é particular ao considerarmos apenas a porção de água que se encontra em volta de determinada bolha de Ar. Criando assim uma membrana, que diferencia a bolha do que está ao seu redor, mesmo que a água que forme a membrana seja a mesma que está em volta.

Assim também a Mente (Ar) que se encontra dentro da bolha é o mesmo que está fora da água e é o mesmo que está dentro das outras Bolhas.

Seguindo este exemplo, podemos considerar que a Consciência consista em um calor residual que se encontre no Ar do interior de determinada Bolha, sendo que este se considera tão absolutamente integrado ao Ar (Mente) que passa achar que a Bolha seja ele próprio, se auto-intitulando “EU”, sendo assim uma individualidade.


O calor do Ar que está em uma bolha específica é único, não sendo o mesmo que se encontre em qualquer outra bolha, muito embora não seja possível distingui-lo, sendo que ele só existe em função de seu isolamento.

A distinção entre realidades usualmente ocorre quando encontramos substâncias de Naturezas distintas. No entanto, em última análise a substância de tudo que existe é única, podendo ser definida como “Nada”, ou seja, a Existência, ou ainda, a Substância da qual tudo é feito, consiste em “Nada”.


Tal condição pode ser observada ao levarmos em conta a constituição da Matéria, sendo que tudo é formado por Átomos e estes por sua vez são formados por partículas que só existem em função de sua constante vibração, sendo que ao deixarem de vibrar deixam de existir. Se observarmos atentamente vamos nos dar conta do seguinte questionamento: O que está sendo vibrado? A resposta pode parecer absurda, mas não há outra: Nada!

A questão é que seja lá o que for este “Nada” é disto que a existência é feita. Neste caso a possibilidade de uma “Não Existência” consistiria na possibilidade de diferentes tipos de “Nada”, sendo que um “Existe” e outro “Não Existe”.

A questão pode nos levar mais uma conclusão, pois sendo que a Existência em si é relativa, pois só podemos considerar que algo existe se comparado com algo que não exista. Não há Existência sem a Não-Existência.

Voltando a analisar a Existência dos Seres podemos observar que um Ser se entende como Existindo, como no exemplo da bolha de ar dentro d’água, em função do contraste criado pelas formas. No entanto, o Ser em si não é nem tão pouco a Forma nem mesmo está restrito a uma Substância específica.

Assim, os seres existem por si só, sendo a qualidade de Ser um atributo da existência em si. Podemos considera que tudo que exista é um Ser, mesmo que não seja consciente disto.

A condição do Ser, como no exemplo da bolha de ar, se considerarmos que o Ser em si é a Consciência, ou seja, o que no exemplo foi colocado como sendo um calor residual que permeia o ar no interior da Bolha, podemos considerar que estar dentro da bolha seja uma condição provisória, podendo esta pequena célula de calor se mantenha mesmo sendo o ar da bolha liberado ao sair da água, sendo que passaria de uma condição provisória para outra, até que esta indistinta porção de calor se nivelasse com a temperatura do restante do Ar.

Nesta condição poderíamos considerar que o Ser é tão relativo quanto o Estar, pois embora possamos considerar que aquela consciência deixou de existir, ainda assim, teremos algo que não é o Ar (Mente), não é a água (Personalidade) e não é a Consciência, que constatamos como provisória (Calor), mas que ainda assim é resultado desta trajetória, sendo como uma memória desta existência.


Curiosamente para a Consciência é plenamente possível a observação, assim como a comparação entre existência e não-existência, sendo que isto absolutamente paradoxal, pois como seria possível para a existência compreender a não-existência e vice-versa?

Neste caso o que quer que sejamos (Consciência) é capaz de contemplar as duas realidades, sendo assim uma terceira via, absolutamente inclassificável, e virtualmente impossível.

Uma maneira de compreender esta Realidade Primordial é se levarmos em consideração a relação entre Existência e Não-Existência, comparando para isso com os rudimentos da Matemática. Neste caso teríamos como Não-Existência, ou seja, o Nada, o Vazio, a representação do número Zero.

Assim, em contrapartida, teríamos o Número 1 como uma representação da Existência, ou seja, uma antítese do Nada, pois se de um lado temos “Coisa Nenhuma”, do outro teremos “Alguma Coisa”.

A interdependência das duas realidades se observa ao considerar que o Zero é a Ausência de “Alguma Coisa”, então teremos um “Vazio”, que será um único “Vazio”, pela impossibilidade de haver mais de um.

No entanto, podemos observar que a “Ausência de Alguma Coisa” não pode ser suprimida. Ou seja, não é possível a ausência do Zero, a não ser que haja ali alguma coisa, o Zero é um só e não mais que um, mas também é inevitavelmente um e não menos que Um. É impossível para o Vazio não existir, não há a possibilidade da não existência da “Não-Existência”.

Muito embora ela seja relativa, pois ela só é compreendida como conceito, uma vez que há uma Existência e se há o número 1, o Zero deixa de existir. Ou seja, a Não-Existência não existe e ela tem que não existir para que a existência por comparação exista. Sendo que somos capazes de conceber, de compreender a existência como existente, por sermos capazes de compreender uma Não-Existência, mesmo sendo impossível para algo Existente não existir.

Neste caso, podemos ver que vislumbramos a possibilidade de uma realidade única, absolutamente impossível, que consistiria em uma antítese à não existência que não seria a existência em si, ou seja, teríamos então uma tríade composta por Existência, Não-Existência e “Nenhuma das Anteriores”. Sendo que estas corresponderiam respectivamente na “Árvore da Vida” às Sephirot Binah, Chockmah e Khether.

Desta forma observamos que a Consciência é algo de Natureza tal que é capaz de contemplar a Existência como estando de fora, sem com isso ser parte da Não-Existência por igualmente ser capaz de observá-la.
.

O Poder Mágico Da Sua Mente

VOCÊ É O RESULTADO DE SUA MENTE

Você é o que for a sua mente. A mente age, gerando em si mesma um estado de paz ou de agitação, de alegria ou de tristeza, de amor ou de ódio, de riqueza ou de pobreza, de sucesso ou de fracasso, e o corpo reage gerando bem-estar ou doenças, de acordo com o conteúdo que a mente lhe envia.

O homem é a sua mente. O corpo é a manifestação da mente. A estrutura humana é expressão da mente. Quando a mente se deteriora, o corpo se deteriora;

quando a mente deixa o corpo, a energia corpórea se transforma em outros tipos de energia. O corpo, portanto, é o resultado da mente.

Como a mente é controlável, a saúde e a doença podem ser controláveis. A mente em estado de perfeita ordem e harmonia gera um corpo em perfeita ordem e harmonia, ou seja, em estado de saúde.

Por outro lado, a mente é o agente de todos os estados intelectuais, emocionais, sensoriais, extra-sensoriais e espirituais.

A mente é uma só, mas tem duas funções ou características: mente consciente e mente subconsciente.

A mente consciente é a mente racional, objetiva; é a mente que pensa, analisa, raciocina, deduz, tira conclusões, seleciona, censura, dá ordens, determina, imagina; é a mente servida pelos sentidos; é a mente em estado de vigília e responsável pelo que você é.

A mente subconsciente é a mente subjetiva, impessoal, não seletiva, cujo papel é cumprir as ordens que recebe da mente consciente através do pensamento. Tudo o que a mente consciente aceita como verdadeiro, a mente subconsciente também aceita e realiza. Nas profundezas do subconsciente residem o poder in-

finito, a sabedoria infinita, a saúde infinita, enfim todos os atributos divinos. A mente consciente age e a mente subconsciente reage de acordo.

William James, pai da moderna psicologia americana, disse que o poder de mover o mundo está no subconsciente.

O que você grava na mente subconsciente, esta moverá céus e terras para tornar realidade física. O subconsciente é, também, o construtor do corpo e

mantém todas as suas funções vitais. Trabalha sempre, noite e dia, tentando ajudá-lo e buscando preservá-lo de qualquer dano.

Pode-se dizer que a mente subconsciente é universal ou cósmica, por isso você abrange todo o universo dentro de você.

A mente subconsciente pode ter muitos nomes, outras pessoas falam em Eu Superior, em Mente Cósmica, em Presença Infinita, em Poder Infinito, em Energia, Vida, assim por diante. Qualquer nome que você dê, será um nome limitado, pois você nunca abrangerá toda a extensão da sua mente, porquanto chega a um ponto em que ela se confunde com a própria divindade.

A mente subconsciente tem força infinita, capaz de realizar todos os seus desejos, mas nunca age por conta; ela age, de modo todo especial, determinada pelo pensamento. O pensamento dá a ordem e o subconsciente cumpre. Por isso, você é o resultado dos seus pensamentos.ma vez que ela é íntima com o espírito e o espírito é infinito.