sábado, 14 de maio de 2011

Fazendo suas Magias

Antes de realizarmos nossos feitiços e magias, temos toda uma preparação não é mesmo? Eu por exemplo, coloco uma música, acendo um incenso, enquanto organizo o que preciso... Pedras, varinha, ervas, velas, grimório etc. E me preparo para usar as energias a meu favor. Mas quais energias podemos usar em nossos rituais? Várias.


  1. Natural: Forças da natureza como, por exemplo, pedras, cristais, madeira, folhas, sementes, flores etc.
  2. Elemental: A energia dos reinos elementais – Terra, fogo, ar, água – Gnomos, salamandras, fadas, sílfides, ondinas e sereias.
  3. Planetária: A energia dos planetas e suas “propriedades”. Exemplo. Júpiter, num encantamento de proteção. Lua para vidência e etc.
  4. Divina: O auxílio das divindades.
  5. Pessoal: Energia interna.

Não conheço nenhum feitiço que use apenas uma das energias citadas. Todos usam duas ou ate mais. Cabe a bruxa decidir com qual vai trabalhar mais intensamente. Mas certamente, a energia pessoal vale muito em todos os casos. 

Quando trabalhar com energia natural, tome cuidado para não tirar folhas, frutos e flores das árvores, antes de agradecer a dríade e aos espíritos que habitam a arvore. Para não desrespeita-los. É costume, por exemplo, deixar um pouco de leite, pedacinhos de pão, um potinho de mel, etc. Se usar madeira e penas, que tenha caído da arvore ou animal naturalmente. 

Ao trabalhar com energia elemental, trate os elementais com respeito. Eles não estão no ritual para serem submetidos aos seus desejos, e sim para ajudá-la (o). 

A energia planetária como o próprio nome diz, é a energia dos planetas. E para usá-la bem e a seu favor, devemos respeitar as horas planetárias e a energia regente dos planetas em cada dia da semana. Não é difícil não, só precisa de um pouco mais de atenção. A energia planetária regente em cada dia da semana está no post “A mágica de cada dia”.

É comum na bruxaria, quando iniciamos nossos estudos e as pessoas sabem, elas costumam pedir feitiços, encantamentos, patuás, consultas etc. Nada contra, normal até. O grande lance é entender sobre isso, e ter controle suficiente para realizar a magia. Às vezes é complicado você manter a energia no circulo realizando um ritual para si, para os outros então, é um pouquinho mais. 

Fazer rituais e feitiços para outras pessoas, não é algo fácil. A intenção pode ser boa, mas a forca da energia usada pode não ser suficiente. Em alguns casos você pode pedir para a pessoa untar uma vela, colocar ali sua intenção e desejo. Ajuda, mas ainda não é o suficiente. Entra ai a tal da energia pessoal. Por isso é tão delicado.

E outra coisa. Caso precise fazer algo que não seja feitiço, como por exemplo, leitura de cartas, acender velas, você deve avisar a pessoa direcionada. Um simples pensamento positivo já ajuda. O sucesso do ritual vai depender mais da concentração do que dos materiais usados. E ainda, para lhe ajudar, você pode contar com o apoio de seu guardião, animal totem, ou ate mesmo alguma egrégora que costume invocar. Eis algumas dicas:
  • Evite realizar rituais quando estiver doente, estressada, ou sobrecarregada. Nem para você, nem para os outros. A energia usada precisa estar em equilíbrio assim como você.
  • Acostume-se traçar um circulo de proteção. Auxilia a manter a energia e banir a que não vai ajudar,
  • Tome banho antes, o normal e em seguida um com ervas. Use ervas que limpam e equilibram também. Um bom exemplo: Arruda e Alecrim,
  • Coloque roupas confortáveis,
  • Use para limpeza incensos, são práticos e objetivos,
  • Enquanto consagra o local, pense em coisas positivas,
Caso seja solicitado para fazer magia para outra pessoa, diga que o ideal é que ela realize seus próprios rituais. E se for o caso, ajude-a com orientações, não se comprometa. Principalmente se for iniciante. Ela fazendo seus proprios rituais, eles se tornam mais efetivos. 

Não queira abraçar os outros, nem o mundo! Lembre-se, seu corpo é um templo sagrado e deve ser mantido em equilíbrio. Junto aos Deuses, as divindades e de você mesmo!Em volta de nossa fogueira cigana...

Poções



Quando falamos em poções, falamos também de transformação, sempre que desejamos transformar algo para melhor ou finalizar um assunto que nos incomoda, preparamos um banho, tomamos e pronto. Nos sentimos até mais leve. Pois bem, o banho não deixa de ser uma poção. Dessa forma, poção é um líquido com efeitos mágicos que preparado com determinados ingredientes ajuda na consecução de objetivos.
Durante toda a história, as poções sempre foram associadas às bruxas. Pois temos fama de não esperar a ação do tempo, e levamos em conta uma das leis da wicca que diz: "Sem ninguém prejudicar, faça sua vontade valer". E as poções são sempre bem vindas nesse caso. Como o caldeirão é a representação do útero da grande mãe, é nele que as bruxas preparam suas poções de poder.
Eis alguns tipos de poções.
  • Poções de asperção: Os chamados aromatizadores de ambiente. Esse tipo é mais indicado na proteção de ambientes, ou para ação junto à todos que frequentam aquele local.
  • Banhos: De uso pessoal. Geralmente para limpeza ou para a realização de algo.
  • Solúveis: Geralmente preparadas em grande quantidade, cuja finalidade é misturá-la a outras poções.
  • Perfumes: Águas de cheiro, perfume ou óleos.
Dicas:

Ao se preparar uma poção, devemos levar em consideração diversos aspectos astrológicos, como a fase lunar, o horário e o dia. Sendo esses os detalhes maiores, ou seja, pode interferir no sucesso de sua poção. Agora temos os detalhes menores. Aqueles que não interferem na magia, como por exemplo a roupa que estiver vestindo.

Para fabricação de poções devemos ainda levar em consideração os agentes dessa poção. Temos então o agente ativo o principal ingrediente. O que irá agir mais. O agente catalisador. O que vai provocar a união dos ingredientes, sem alterar a essência dos mesmos. Oirradiador, o que dar poder a poção/pó. E o Potencializador, o que aumenta o poder. Sendo assim, o ideal de poção, é aquela que contém ao menos um dos elementos citados acima. Dessa forma, há o equilíbrio.



Consagração:

Como foi feito um pó cuja finalidade é conseguir algo. Logicamente precisa ser consagrado às deidades ou egrégoras para que sua força seja aumentada. E ainda mais se houve alguma ajudando no preparo. Então as regras astrológicas para consagração de poções não é diferente das mesmas a serem anotadas no seu preparo. Porém as palavras são suas. Você usa seu poder pessoal, e nada mais correto, visto que a poção foi preparada com a finalidade que você determinou. Você pode ainda usar as cores, e formas para compor seu ritual de consagração. Seguindo a tabela abaixo:

Cores:

Amarelo: ligada ao sol, portanto realização. Cor da comunicação
Verde: bens materiais, saúde física.
Azul: Espiritualidade
Vermelho: Impulsividade, cor da coragem e sensualidade
Rosa: Sentimentos. Amor incondicional
Branco: Pureza e harmonia
Violeta: Transformação, transmutação, espiritualidade.

Dias da semana:

Segunda: Lua - Indicado para trabalhos mágicos
Terça: Marte - Sucesso em negócios
Quarta: Mercúrio - Coragem e determinação
Quinta: Júpiter - Limpeza
Sexta: Venus - Amor
Sábado: Saturno - Limpeza. Acabar com o velho
Domingo: Sol - Realização e riquezas.

Bençãos dos antigos!

Como Planejar um Ritual

Este guia prático (básico) para que você use como sugestão ao elaborar seus próprios rituais, etapa por etapa. Vale lembrar que este é um modelo padrão, que você pode seguir ou não. Fique à vontade para tornar o ritual o mais apropriado possível ao que você pode fazer.


1. O objetivo do ritual
Você deve ter bem claro qual o objetivo do ritual, pois sem isso seu ritual será praticamente inútil e apenas desperdício de energia. Isto é muito importante pois é a partir da meta de seu ritual que você poderá delimitar todas as ações que serão realizadas.

2. A escolha das divindades
Se você costuma trabalhar com um panteão específico, possivelmente já tem uma idéia de quais deuses chamará a este ritual, de acordo com o seu objetivo. Se você trabalha com vários panteões, o procedimento deve ser o mesmo. Se você não trabalha com nenhum, pode simplesmente invocar a Deusa e o Deus, de forma genérica. Uma dica importante: procure não misturar panteões em seus rituais.

3. Correspondências
Elabore todas as outras correspondências do ritual. Que tipo de incenso você vai usar, quais ervas, cores das velas, fase da Lua, dia da semana, horário do dia etc. Tudo isso você deve fazer analisando as correspondências e adequando-as ao seu objetivo.

4. Rascunho do ritual
Faça um esboço de todo o seu ritual, desde o momento em que você lança o círculo até o momento em que o ritual se encerra. Se você não sabe como fazer isso, use este guia.

5. Arrumação do altar
Arrume o seu altar de acordo com a ocasião, no local onde realizará o seu ritual. Coloque todos os utensílios necessários, enfeite com plantas (se achar necessário), mas procure manter tudo bastante simples. Não se esqueça de trazer itens extremamente necessários ao ritual, como fósforos e tudo o mais que você possa precisar.

6. Ação mágica
Se você estiver realizando um feitiço, este é o momento de executá-lo. Vale o mesmo para meditações, consagrações, leitura de oráculos etc. Depende da ação mágica que realizará.

7. Aterramento
Depois de enviar o poder, é muito importante aterrar a energia para que não lhe afete internamente. Você pode ficar nervoso, irritado, tudo por conseqüência de um não-aterramento. Por isso, quando enviar o poder, deite-se no chão com a barriga e palmas das mãos e dos pés para baixo e sinta toda a sua energia voltando para a Terra, que lhe envia novas energias também.

8. Encerramento
Agora você pode encerrar o ritual agradecendo. Na maioria das vezes, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim (a não ser que o seu feitiço peça outro fim com as velas, como jogar em água corrente ou enterrá-las).