quinta-feira, 28 de abril de 2011

Celebrando Samhain

Samhain é um dos oito festivais do calendário litúrgico da Bruxaria Moderna, sendo esse uma celebração especialmente inspirada no ano agro-pastoril da cultura celta.

Os celtas compunham uma confederação de povos, tribos e clãs, surgidos a partir do desenvolvimento de uma cultura que floresceu ao redor do rio Danúbio por volta de 1.200 e 700 a.E.C, quando a partir de então se espalharam pelo resto da Europa e pelo Oriente próximo.

Apesar de terem exercido forte influência sobre boa parte do continente Europeu, foi na Península Ibérica e especialmente nas Ilhas Britânicas, que seu legado foi preservado de forma praticamente integral - despindo a leve camada de cristianizações - nas regiões da Irlanda, Escócia, País de Gales e alguns lugares da Inglaterra, nos permitindo assim hoje contemplar sua belíssima cultura e seu riquíssimo folclore.

Mesmo após a Cristianização, países como a Irlanda, conseguiram preservar por séculos os festivais celebrados por seus antigos ancestrais: Samhain era celebrado por volta de 31 de outubro, quando naquela região os primeiros indícios do rigoroso inverno europeu apareciam e já era o momento de se recolher para os escuros meses que chegavam. Era uma época de sacrifícios, especialmente do gado que certamente não sobreviveria com o frio. Sutilmente, esses antigos celebrantes do Espírito da Terra, relacionaram a esse dia o Culto aos Ancestrais e aos Mortos (somando à sua crença trazida de terras distantes, ao culto encontrado na Bretanha quando por lá chegaram), fazendo com que a noite de Samhain fosse regada a alegres procissões de lanternas, banquetes festivos e celebrações em honra aos ancestrais de poder, aos seus mortos, ao inverno que se iniciava e aos seus Deuses.

Quando se deu a imigração irlandesa para os EUA, muito da cultura da Irlanda foi depositada nas terras da América do Norte. Curiosamente, os irlandeses carregaram consigo o festival de Samhain (já cristianizado sob o Dia de Todas as Almas ou de Todos os Santos), procurando adaptar sua celebração para a realidade local. Conta a lenda, que originalmente na Irlanda, as famosas lanternas (os hoje conhecidos como "Jack O'Lanterns) era esculpidas em nabos e carregadas nas procissões. Aos chegarem nos EUA, constaram os irlandeses que havia uma abundância em abóboras, transferindo assim o costume de esculpirem lanternas esse dia em abóboras... Foi exatamente daí que surgiu o Halloween, atualmente festa popular conhecida em boa parte do mundo ocidental - na verdade, uma paródia bem-humorada (as vezes um tanto ridicularizada) do espírito desse festival.

É importante se estar sempre atento para o fato de que os oito festivais que compõem o calendário litúrgico da religião Wicca e de outras religiões pagãs, não se limita às celebrações da cultura celta. Tão pouco o festival conhecido como "Samhain" para os celtas, se limita somente a eles, pois a Roda do Ano para muitos bruxos é considerada realmente universal.

Nos países nórdicos do norte europeu, essa também era uma época de se celebrar os espíritos escuros - não necessariamente "maus", já que essa conceitologia de bem contra o mal foi e é inexistente na religiosidade pagã. Entre os romanos, celebravam-se as deusas Fortuna e Pomona, em agradecimento às colheitas, fazendo oferendas e pedindo pela fortuna para o tempo frio que chegaria.

Da imigração espanhola nas terras do atual México, unindo à cultura dos nativos descendentes dos astecas, também surgiu o famoso "Día de Los Muertos", um dia bastante diferente do melancólico "Dia de Finados" que alcançou “Terra Brasilis”. Nesse dia, famílias mexicanas visitam cemitérios levando comidas típicas e flores aos seus mortos, de forma alegre e bem-humorada, misturando o lúdico à religiosidade. São feitas comidas e bonecos em formas de crânios e caveiras, assim decorando suas casas, seus altares e as ruas das características cidades mexicanas, homenageando de forma pura e não-hipócrita o espírito que alimenta nossa vida no dia-a-dia: a própria Morte.

Pois sim... E o que é que dá a tudo aquilo que vive, sustento 24 horas por dia? Certamente, o sustento físico dado aos animais e humanos é o alimento que, que foi igualmente ceifado, seja animal ou vegetal, da mesma forma que um dia todos serão, em igualdade perante aos Deuses e diante às outras formas de natureza. É esse o espírito do Samhain: celebrar a Morte, porque é somente Dela que advém a Vida!

Para aqueles que celebram a Roda do Norte, em 1º de maior estarão celebrando o Beltane, o sabá exatamente oposto a Samhain.  Para aqueles que celebram a Roda do Sul, sendo a maioria em nosso Hemisfério, estão abaixo, algumas dicas rápidas para incrementar e enriquecer sua celebração:

Aromas relacionados (óleo, essências e incensos): alecrim, olíbano, alfazema, patchouli, cipreste, sálvia, carvalho, copal, cedro, mirra, beijoim e sândalo.

Pedras e cristais (para contato com a energia do sabá, enfeitar altares, criar talismãs etc): cristal esfumaçado, ônix, obsidiana, jaspe sangüíneo, âmbar.

Cores (para velas, decoração, roupas etc): preto (ligado à profundidade da noite, do inverno, ao Ventre da Deusa e à Morte), roxo ou lilás (ligado a purificação, à transmutação das energias), laranja e verde (ligado às abóboras, presenças sempre garantidas para essa celebração!).

Alimentos (para o banquete da celebração): pratos com abóbora, carnes (especialmente de porco e/ou vermelhas), lentilhas, feijões assados, beterraba, nabo, rúcula, doces a base de maçãs, bergamotas, romãs. Bebidas como sidra, vinho quente e suco de uva são bastante adequados.

Símbolos (para decoração e outras infinitas possibilidades): caveiras, esqueletos, caldeirões, serpentes, espirais, teias.

FELIZ SAMHAIN, FELIZ NOVA RODA!

Um comentário:

  1. Olá Morgana.
    Passei pra te deixar uma mensagem.
    "A vida é com certeza absoluta movimentada pela natureza.
    Uns dias mais calmo.
    Outros nem tanto.
    Mais sempre em movimento.
    Independemente de nossas vontades e gostos.
    As vezes, ficamos perdidos...
    Pensamos que é o fim.
    Mais de novo, tudo se modifica e renova!!
    E descobrimos que apesar de tudo parecer perdido. Nós temos muita sorte.
    Para se recomeçar e se reiventar sempre!!!
    Feliz Samhain!!
    Beijos com rastro de estrelas.
    Lua (Naturezadeluanegra)

    ResponderExcluir