sábado, 23 de julho de 2011

A Mulher Sacerdotisa


"...O momento atual favorece o retorno do sagrado feminino, o retorno da mulher aos altares.


Elas estão redescobrindo seus arquétipos divinos, suas deusas interiores. A mulher é um foco extraordinário de luz. Ela está predestinada a cuidar dos altares, de exercer sua função na alquimia sagrada e de reencontrar sua autêntica liberdade. Na medida em que a mulher descobre quais "deusas" são as forças dominantes no seu intimo, adquire conhecimento sobre:


1* A força de certos instintos femininos superiores.


2* Habilidades e prioridades.


3* Possibilidade de encontrar dentro de si mesma o significado que a tornará autêntica na sua ação.




Os padrões dos arquétipos da deusa interior afetam o relacionamento com os homens. As afinidades com seu parceiro dependem desses padrões arquetípicos.


Quando a mulher encarna os arquétipos divinos ela se transforma numa autêntica sacerdotisa do fogo, preparada para exercer o sacerdócio do amor. Nas culturas da antiguidade, as sacerdotisas tradicionais eram portadoras dos mais altos conhecimentos divinos. Eram orientadas por outras sacerdotisas experientes qua as instruiam na arte do amor. Não importa se no decorrer do tempo houve degenerações e desvios, porque isso faz parte da natureza humana. Em todo o conhecimento sempre surge uma bipolarização entre a luz e as trevas. Observem como as instituições religiosas se dividem, com que facilidade ocorrem cisões entre as mais variadas correntes como o budismo, cristianismo, judaismo, e outras.


Da mesma forma, se o sagrado Hieros Gamus originou formas pervertidas, estas não podem ser utilizadas como justificativas para se condenar o sexo, o amor e muito menos a mulher.


O ser humano tem muita dificuldade em lidar com o dualismo.


A arte sagrada do amor é muito ampla e profunda, podendo ser sintetizada pelos seguintes aspectos:


1* A sacerdotisa se converte numa profunda conhecedora da sexologia transcendental para poder exercer sua função sagrada de despertar o fogo na sagrada alquimia, adquirindo auto conhecimento da sua essência feminina.




2* Assimila as qualidades e virtudes de todas as categorias de deusas, despertando a sacerdotisa divina interior.




Os arquétipos femininos básicos encontram-se nas sete deusas gregas representadas por:


1* Atena: ( Minerva ) Deusa da inteligência e das artes.




2* Héstia ou Vesta, deusa do templo e da lareira.




3* Hera, deusa do casamento.




4* Deméter, deusa do cereal e da maternidade.




5* Afrodite, deusa do amor e da beleza. Mulher criativa e amante.




6* Perséfone: deusa da juventude e da morte.




7* Artemis: deusa da caça e da lua.




Lamentávelmente, como resultado da repressão do feminino ao longo dos tempos, as mulheres de hoje apresentam mágoas profundas na sua psique, apresentando esses arquétipos de forma distorcida.


Atenas está questionando sua sabedoria, sua forma de pensar.


Héstia vacila nos templos.


Hera duvida do seu próprio poder no lar e no casamento. Demeter, desconfia da sua fertilidade e nega sua capacidade de nutrir. Afrodite envergonha-se da sua sexualidade ou a corrompe vilmente. Perséfone nega suas visões e Artemis nega seus instintos.


Essas mágoas profundas são conhecidas como chagas das deusas, e tiveram sua origem há aproximadamente três mil anos,época em que as culturas patriarcais iniciaram uma marginalização da cultura matriarcal. A mitologia grega preserva o equilíbrio entre as divindades paternas e maternas e sempre está indicando a importância da fusão entre as energias masculinas e femininas. Toda luta pelo poder está sempre relacionada a busca da felicidade pelo amor e conquista. Quando a mulher eleva seu nível de consciência, começa a desenvolver dentro de si padrões de comportamento que se manifestam por meio de um arquétipo divino que é a expressão do eterno feminino, da própria Mãe divina.


O Eterno feminino reúne todas as virtudes essenciais para que uma sacerdotisa possa ser considerada uma deusa do amor. Ainda que Zeus governasse o Olimpo como Pai celeste supremo, ele consentia em partilhar seu monte sagrado com Atenas,Apolo, Artemis, Hermes, Demeter, Hefestos, Poseidon ( Netuno ), Héstia, Afrodite, Ares, Hera e outros.


Esta simbiose sagrada de arquétipos masculinos e femininos parece indicar que todos os segredos do universo estão contidos no cálice sagrado feminino, o Santo Graal, e lança sagrada, o falo masculino.."




Do Livro Alquimia do Amor

2 comentários:

  1. Amiga linda postagem!!!!
    Boa semana.
    Beijos de margaridas.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Lua Obrigada!!!
    Ótima semaninha pra você também!
    Beijinhos no ♥

    ResponderExcluir