segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diferenças entre Wicca e Bruxaria Natural


Imagino que quem pratica magia há bastante tempo, saiba das diferenças entre essas duas vertentes. A bruxaria natural e a wicca. Ambas existem há muito tempo, mas recentemente as pessoas vem se descobrindo e desenvolvendo sua espiritualidade atraves de uma dessas duas praticas. Pois conseguem canalizar a necessidade de mudança e de conhecimento através dos ritos e "dogmas" existentes nas duas. Se pararmos para pensar, as diferenças são quase imperceptíveis, mas na realidade existem. Vamos a elas:

"Wicca é uma religião contemporânea neo-pagã e Bruxaria é a prática de magia natural"

Wicca

Wicca: Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa Antiga. O bruxo inglês Gerald B. Gardner impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, junto com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50.

Na wicca, comemora-se a roda do ano. E isso todas as tradições o fazem. A essas comemorações damos o nome de Sabaths. São 08 rituais realizados ao longo do ano. Que comemoram a colheita, a recuperação da natureza após o inverno, e a preparação da terra para as novas sementes. Na wicca também são comemorados os esbaths. Ritos em comemoração as mudanças de fases da lua.

A wicca se baseia no princípio da dualidade. São a deusa e o deus juntos que geram o equilíbrio da terra. Quem não lembra da cena do filme as brumas de Avalon, onde Morgana chega na casa de Viviane em Avalon e ela mostra a pintura na parede retratando exatamente isso. Que os dois devem estar juntos para que haja o equilíbrio e a terra continue a dar seus frutos.

As divindades da wicca não são especificamente de um panteão. Por exemplo o celta. Elas podem ser cultuadas, mas vejo muitos rituais com diversas divindades gregas, egípcias e também hindus.

Os instrumentos mágicos usados em wicca nem sempre são os mesmos usados na prática da bruxaria natural. Um exemplo que podemos citar é o athame. Na bruxaria natural não se faz necessário o uso desse instrumento.

Para ser um wiccano, você precisa ser iniciado em uma das tradições. Porém, primeiro, você precisa passar pelo período de dedicação, onde você ficará durante 13 meses praticando os ritos da roda do ano, e os esbaths. Após esse período, você será apresentado para as divindades como um iniciado na arte. Esse é considerado o período mais que suficiente para que você tenha o entendimento da tradição que deseja seguir, e se é realmente esse caminho que deseja para sua vida. Para informações sobre as tradições clique aqui.

Bruxaria natural
.
A palavra Bruxaria, segundo o uso corrente da língua portuguesa,

"designa as faculdades sobrenaturais de uma pessoa, que geralmente se utiliza de ritos mágicos. É também utilizada como sinônimo de curandeirismo e prática oracular, bem como de feitiçaria".

A bruxaria natural é tão antiga quanto a religião de wicca. Não tem data certa do início de sua prática.

Na bruxaria natural, não é prestado culto a divindades. A crença de deus e da deusa como gaia, mãe terra, é o que precede qualquer rito.

As comemorações realizadas pelos adeptos da bruxaria natural não envolvem a roda do ano. Muitos o fazem, pois não não há restrições. E os alimentos que recebemos de nossa mãe terra, devem ser agradecidos SEMPRE. No entanto, não é obrigatoriedade a realização dos sabaths, da forma que o é na wicca.

Na bruxaria natural, assim como na wicca, os esbaths são comemorados. É costume rituais que envolvam projetos pessoais ou de família. A queima de pedidos no caldeirão, a magia com nós, o uso de banhos para limpeza e purificação, etc.

Os instrumentos mágicos da bruxaria natural, não precisam ser comprados. Da própria natureza, você "retira" o que precisa para suas magias.

Vejo muitos "bruxos e (bruxas) naturais" fazerem ritos com divindades. Mas também os vejo simplesmente praticar a magia crendo na força maior. Assim como na wicca, não há regras sobre com qual divindade deve ou não trabalhar. Vai da intuição da bruxa (o).

Como na bruxaria natural, não são cultuadas divindades. Ela pode ser definida como sendo uma filosofia de vida, e não uma religião.


Similaridades:

A bruxaria natural assim como a wicca, pratica a magia natural, que envolve o uso de ervas, pedras, e a magia elemental.

A bruxaria natural prega que você em tempo algum deve interferir no livre arbítrio. A wicca segue o dogma da arte que prega o seguinte: "Faça o que quiser, desde que não faça mal a nada ou a ninguém". Ou ainda fala da lei triplice, que diz que tudo o que você fizer, de bom ou ruim, retorno o triplo para você.

Bruxos e wiccanos NÃO realizam sacrifício de animais ou culto a magia negra.

TODOS tem consciência ecológica desenvolvida, e ciência do papel de cada um em relação a preservação do planeta.

É importante saber das diferenças até por que muitas pessoas estão sempre criticando a magia em si, sendo wicca ou natural. Sabendo disso, talvez as criticas não sejam amenizadas, mas certamente você terá mais argumento caso alguém o critique. Claro que o propósito não é gerar uma discussão. O blog como diz a descrição, foi criado para compartilhar conhecimento acima de tudo. Portanto, espero ter ajudado.

Independente de ser wiccano (a), ou bruxa (o). Devemos ter a consciência de que somos responsáveis pelos nossos atos. E o fato de termos entendimento sobre assuntos que a grande maioria não tem, isso nos torna diferentes. Não por saber da magia, ou realizá-la constantemente, mas sim de passar o conhecimento a frente. Proporcionando a liberdade de escolha aos nossos amigos e parentes. Auxiliando no processo de escolha, sem interferir de modo negativo ou positivo. Uma bruxa verdadeira, jamais deve achar que sabe mais que outros. Sendo esses bruxos ou não. Creio que estamos aqui para um plano e missão maior. O fato de sermos bruxas, não nos torna melhor, ou nos tira de determinada situação, só nos torna mais preparadas para enfrentá-las.

Isso nos torna responsáveis e nos chama ao grande compromisso com a grande mãe gaia. Na defesa de nossa casa, nosso planeta. Portanto, cada vez que fizer um ritual, em comemoração a lua, ou para algo que deseje, agradeça a deus, ao universo pela sabedoria que chegou até você, pelos seus mentores, e seus dons despertos. E sempre que possível realize rituais cujo propósito seja emanar energia positiva para a terra, (o reiki é bastante usado para isso) que está passando por um processo de transformação muito forte e tenso.

Somos bruxas (os), independente de sermos wiccano (as), ou não. Somos conscientes de nossa responsabilidade para com nossa família, portanto também devemos ser para com o mundo.


(Fonte: circulandomagia)

8 comentários:

  1. Achei muito legal essa postagem, pois muita gente ainda confunde, recebo alguns comentários que mostram isso. Já vinha pensando em uma postagem sobre o assunto, você só me incentivou.
    Amiga te desejo uma 4ª feira brilhante.
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom, cheguei na conclusão que metade dos meus feitiços são de cunho natural, muito bom esses texto esclarece muitas coisas, parabéns mesmo, tava precisando a voltar a ler e estudar esses temas, minha espiritualidade esta aguçada de novo Beijos ♥ ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  3. Estava confuso se seguia a wicca ou a bruxaria natural e o seu texto me esclareceu muita coisa. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Estava confuso se seguia a wicca ou a bruxaria natural e o seu texto me esclareceu muita coisa. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Tudo que eu quero para minha vida é somente fazer o bem as pessoas que estão a minha volta..

    ResponderExcluir
  6. Tudo que eu quero para minha vida é somente fazer o bem as pessoas que estão a minha volta..

    ResponderExcluir